quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Voluntariado Internacional


A American Field Service, a AFS, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, promotora da paz, fundada em 1956, que ajuda a construir um mundo solidário por meio do intercâmbio cultural entre os povos. Seus programas de intercâmbio ajudam a desenvolver a cidadania e oferecem aos participantes oportunidade de imersão em outras culturas, crescimento pessoal, expansão de possibilidades no campo social e profissional, assim como o aprendizado de outras línguas e costumes.

Toda a base operacional do AFS é voluntária, ou seja, formada por pessoas que acreditam em sua proposta e trabalham de maneira a torná-la realidade. Desde o jovem que contatará o interessado no momento da entrevista, até a família que o receberá no país de destino, todos são motivados pela possibilidade de estarem construindo e contribuindo para um mundo mais justo e responsável.

Ser voluntário em outro país permite adquirir conhecimentos de problemas diferentes dos brasileiros e das diversas maneiras de solucioná-los. O objetivo do programa é a troca de informações no universo do desenvolvimento social, o trabalho com profissionais com formações diferentes e a oportunidade de desenvolver a fluência no idioma.

O programa oferece trabalho voluntário em organização não governamental ou instituições do estado, nas áreas de meio ambiente, pessoas idosas, alfabetização de crianças, trabalho com população de rua, refugiados, escolas, desenvolvimento comunitário, assistência infantil, saúde e educação, política, agricultura e trabalho com portadores de necessidades especiais.

Os países disponíveis são:

África do SulBélgica Francesa
Costa Rica

Para participal é necessário pagar a taxa de inscrição ao comitê local, preencher a inscrição on line no site http://afsglobal.org/onlineapplication e participar da seleção. O AFS providencia a passagem aérea e fornece informações e documentos necessários para que você busque a obtenção do visto. Você terá assistência no aeroporto na partida, na chegada ao país hospedeiro e no embarque de retorno ao Brasil. No país hospedeiro você terá apoio de voluntários e profissionais do AFS que acompanharão sua experiência. Aproveite cada minuto!

Entre no site da AFS e saiba mais. http://www.afs.org.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário