segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Greenpeace

"Um dia, a Terra vai adoecer. Os pássaros cairão do céu, os mares vão escurecer e os peixes aparecerão mortos na correnteza dos rios. Quando esse dia chegar, os índios perderão o seu espírito. Mas vão recuperá-lo para ensinar ao homem branco a reverência pela sagrada terra. Aí, então, todas as raças vão se unir sob o símbolo do arco-íris para terminar com a destruição. Será o tempo dos Guerreiros do Arco-Íris."
(Profecia feita há mais de 200 anos por "Olhos de Fogo", uma velha índia Cree.)

Esta profecia embalou as longas noites dos fundadores do Greenpeace que navegavam para as Ilhas Aleutas, no Alasca, em 1971, na tentativa de impedir um teste nuclear dos Estados Unidos. A ação estimulou um imenso debate e ganhou o apoio da opinião pública contra os testes nucleares, que foram suspensos no mesmo ano. Nascia, assim, o Greenpeace. E a profecia daria nome ao primeiro navio da organização, o Rainbow Warrior, e acabaria por batizar os ativistas do Greenpeace - conhecidos em todo o mundo como "Os Guerreiros do Arco-Íris"

O Greenpeace é uma organização global e independente que atua para defender o meio ambiente e promover a paz, inspirando as pessoas a mudarem atitudes e comportamentos. Investigando, expondo e confrontando crimes ambientais, desafiam os tomadores de decisão a reverem suas posições e mudarem seus conceitos. Também defendem soluções economicamente viáveis e socialmente justas, que ofereçam esperança para esta e para as futuras gerações.

Por não aceitar doações de governos, empresas ou partidos políticos, o Greenpeace existe graças à contribuição de milhões de colaboradores em todo o mundo, que garantem a independência e o compromisso exclusivo com os indivíduos e com a sociedade civil. Hoje, o Greenpeace está presente em mais de 40 países e conta com a colaboração de aproximadamente 3 milhões de pessoas.



Voluntários

O programa de voluntários do Greenpeace tem um processo seletivo, que acontece em média duas vezes por ano ou de acordo com as possibilidades. O número de vagas é limitado e os critérios fundamentais para a seleção são a disponibilidade de horário, proximidade do grupo e perfil do candidato. Atualmente, o Greenpeace possui grupos de voluntários em Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Brasília, Manaus e Belém.

Se você está em outros Estados, pode participar ativamente da luta pelo meio ambiente pela Internet, como colaborador, pela revista do Greenpeace ou individualmente.

Os Grupos Locais de Voluntários agregam pessoas que concordam com a missão, objetivos, valores e campanhas da organização no Brasil. São uma forma de os ativistas ambientais participarem das campanhas do Greenpeace e realizarem atividades de engajamento público. Seu papel na sociedade é divulgar a preservação do meio ambiente de acordo com as campanhas da organização.

Os Grupos Locais mantêm uma relação formal com o Greenpeace Brasil. Eles são estabelecidos por meio de um contrato assinado pelo Greenpeace e o grupo local, e representam a extensão das campanhas do Greenpeace para além das paredes dos escritórios em São Paulo e Manaus.

As atividades dos Grupos Locais deverão ser realizadas em torno das campanhas definidas pelo Greenpeace Brasil. Não é permitido aos grupos de voluntários a elaboração ou divulgação autônoma de textos de campanha ou comunicações à imprensa. Estas atividades também são exclusivas do Greenpeace. Cabe ao Greenpeace propor e formar novos grupos nas cidades, seguindo critérios quanto à necessidade da organização e definindo o formato e o coordenador.

“Uma vez que você tenha presenciado uma injustiça, você não pode alegar ignorância como desculpa pela falta de ação. Você faz uma escolha ética: a de agir ou não.”
(Ben Metcalfe, membro da tripulação original do Greenpeace).



Visite o site do Greenpeace: http://www.greenpeace.org/brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário