segunda-feira, 21 de setembro de 2009

21 de Setembro, Dia da Árvore

No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, há 30 anos, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) lançou a iniciativa mundial para o plantio de árvores Plantemos para o Planeta: Campanha 7 Bilhões de Árvores. Pessoas, comunidades, empresas e indústrias, organizações de sociedade civil e governos são encorajados a fazer um compromisso de participação on-line, a fim de plantar, ao menos, 7 bilhões de árvores em todo o mundo até o fim de 2009. A campanha encoraja o plantio de árvores nativas e árvores que são apropriadas para o meio ambiente local.

A campanha foi materializada como uma resposta à ameaça do aquecimento global, assim como um desafio mais abrangente no quesito sustentabilidade, abarcando desde reservas de água até perda de biodiversidade.

Plantar árvores ainda é considerada uma das atividades de maior custo-benefício relacionada à mudança climática. Árvores e florestas têm um papel fundamental na regulação do clima já que absorvem dióxido de carbono – contendo 50% de carbono a mais que a atmosfera, estimadamente. O desmatamento, por sua vez, é responsável por mais de 20% da geração de dióxido de carbono, competindo com as emissões por outros meios.

As árvores também desempenham um papel crucial na oferta de produtos e serviços para população rural e urbana, incluindo comida, madeira, fibras, remédio e energia bem como fertilidade para o solo, água e conservação da biodiversidade.

Em termos de distribuição geográfica, a África é a região que contém mais da metade das plantações de árvores. Lideranças regionais e nacionais organizaram a plantação mais numerosa, donde a Etiópia assume a liderança com 700 milhões, seguida por Turquia (400 milhões), México (250 milhões) e Quênia (100 milhões).

“A Campanha Um Bilhão de Árvores é um convite para quase 7 bilhões de pessoas convivendo no planeta hoje. O objetivo é atingir etapas simples e afirmativas para proteger nosso clima. Trata-se de um assunto definitivo de nossa Era que somente poderá ser combatido por meio de ações individuais e coletivas. Estou convencido de que a nova meta será alcançada – uma árvore por vez”, concluiu o Diretor Executivo Steiner.

Faça sua parte. Plante uma árvore!
Quer saber mais sobre a campanha ou sobre o Dia da Árvore? Acesse os links: http://www.diadaarvore.org.br/ e http://www.unep.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário