sábado, 26 de setembro de 2009

Centro de Valorização da Vida (CVV) - Disque 141

O Programa CVV é desenvolvido pelo Centro de Valorização da Vida, entidade fundada em março de 1962, em São Paulo. É um Programa de Valorização da Vida e Prevenção do suicídio que conta com aproximadamente 2500 voluntários em 48 postos distribuídos pelo Brasil, que se colocam, através do apoio emocional, à disposição de todos que sentem necessidade de conversar com alguém, de forma gratuita.

O atendimento é gratuito e feito em Postos que permanecem em atividade ininterrupta, durante as 24 horas do dia, e todos os dias do ano, podendo ser contatados por telefone pelo número 141 ou pelos números locais de cada posto, visita pessoa, correspondência e outros meios. Os voluntários do CVV estão sempre disponíveis para prestar apoio emocional às pessoas que estão se sentindo propensas ou determinadas a praticarem o suicídio. Também procuram aliviar o sofrimento, a angústia, o desespero e a depressão, ouvindo e oferecendo apoio emocional àqueles que sentem não haver ninguém disponível para aceitá-los e compreendê-los.

A pessoa que faz contato com um Posto do CVV tem respeitado o seu direito à liberdade de tomar suas próprias decisões, inclusive a de suicídio, a de romper o contato a qualquer tempo e a de permanecer no anonimato.

Se você tiver mais de 18 anos, espírito solidário, e disponibilidade de 4 horas e meia para o plantão semanal, e também para participar do curso de seleção de voluntários, você pode ser um voluntário do CVV. Para isto, basta preencher o formulário disponível no endereço http://www.cvv.org.br/ ou ir direto a um posto do CVV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário