segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Mas afinal, o que é ser voluntário?

Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU): “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido ao seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social ou outros campos.”

Ser voluntário é isso. É doar seu tempo, trabalho e talento, de maneira espontânea e não remunerada para causas de interesse social e comunitário.

O trabalho voluntário gera realização pessoal, bem estar interior e um sentimento de solidariedade e amor ao próximo aliado com a importância de sentir-se socialmente útil.



Todos podem ser voluntários, independente de idade, condição social ou profissão. Basta querer ser e não se esquecer de encarar o trabalho com responsabilidade, profissionalismo e seriedade.

É bom lembrar que no voluntariado todos ganham: o voluntário, aquele com quem ele trabalha e a comunidade.

Para começar um trabalho é só identificar onde ele é necessário e se oferecer como voluntário. Pode ser em escolas, igrejas, hospitais, centros de saúde, comunidades, bairros, organizações, instituições sociais, eventos culturais, esportivos e de lazer, projetos de reciclagem ou educação ambiental, entre outros.

Encontre uma área com a qual você se identifique e seja um voluntário!


Nenhum comentário:

Postar um comentário